Substâncias químicas que você usa no dia a dia (e nem sabe!)

Tem tanta coisa na nossa rotina ligada à química, tantas substâncias químicas… Com certeza você nem imagina. Ou melhor, se já andou estudando um pouquinho pode ser que já conheça alguma dessas substâncias químicas. Na verdade, podemos definir a química como uma ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades e transformações. Por consequência disso, ela está totalmente ligada à prática e ao nosso cotidiano.

Não é difícil fazer associações. O nosso corpo, por exemplo, é formado por diversas substâncias e está em constante transformação. É isso que faz um ser humano continuar vivo. Resumindo: sem todas essas reações não haveria vida. Outro exemplo: tudo que consumimos, em termos de alimentação, é digerido através de substâncias químicas, no nosso sistema digestivo. Essas substâncias transformam aquilo que foi ingerido em nutrientes, que são necessários para as diversas funções do organismo. Química pura!

Nesse clima, vamos conhecer algumas substâncias que usamos?

Acetona

O mundo todo conhece a acetona como removedor de esmaltes. Seu nome técnico é Propanona, um líquido volátil, inflamável, incolor e solúvel em água. Essa última característica faz com que a acetona seja usada principalmente como solvente não só dos esmaltes, mas de tintas, vernizes, fibras de vidro, na extração de gorduras e óleos de sementes vegetais (como soja, amendoim e girassol) e na indústria alimentícia.

Anilina

A anilina, também chamada de fenilamina, é um dos compostos aromáticos mais simples. Em seu estado puro, se apresenta como um líquido oleoso incolor, com um odor característico. A anilina é levemente solúvel em água e se dissolve facilmente na maioria dos solventes orgânicos. A substância é usada para fabricar produtos como espuma de poliuretano, pinturas sintéticas, estabilizadores para a indústria do látex, herbicidas e vernizes. Também é matéria-prima para inúmeros corantes. Vem daí o uso do termo como sinônimo de corante, o que é um erro.

Sal de cozinha

A substância cloreto de sódio é sinônimo do sal que utilizamos em nossas cozinhas. O cloreto de sódio está presente também em diversos alimentos naturais, como: frutas, verduras, legumes, sementes, etc. Além de ser utilizado para salgar alimentos, a substância também pode ser utilizada na produção de xampus, papel, detergentes, sabões, isotônicos para reposição eletrolítica corporal, soluções descongestionantes nasais, entre outras aplicações.

Voltar para o Blog