Dicas infalíveis para organizar sua rotina para estudar para o vestibular

Estudar para o vestibular é rotina para a grande maioria dos jovens entre 16 e 20 anos. Depois da escolha da profissão é hora de dedicar horas de estudos diárias em prol do grande objetivo: ingressar em uma boa faculdade. Ela pode ser pública ou privada, dependendo dos desejos e condições do jovem, mas na maioria das vezes é (muito) concorrido.

Se o desejo é por medicina, o desafio dobra de tamanho. Áreas da saúde, direito e engenharias costumam ser concorridas também, por isso, é preciso estudar bastante.

O problema é que além da pressão da própria prova existe também a pressão imposta pelos colégios e cursinhos, família, amigos e, claro, por si mesmo. Como driblar tudo isso? Confira algumas dicas infalíveis para organizar a sua rotina ao estudar para o vestibular.

1 – Acredite no seu potencial: antes de tudo creia que conseguirá alcançar o seu objetivo. Trabalhar a mente nesse sentido é ideal para manter a cabeça arejada e pronta para os estudos.

2 – Tenha um espaço para estudar: uma sala com boa iluminação, longe de barulhos incômodos. O ideal é ter o seu espaço para se concentrar e estudar. Lá você deixará toda a sua “bagunça” para que ela não se espalhe pela casa toda. Para quebrar a rotina você pode estudar ao ar livre de vez em quando, mas cuidado com as distrações.

3 – Estipule um tempo e horário de estudo: para além do tempo em sala de aula você precisa de algumas horas para absorver o conteúdo. Então determine o horário em que se sente melhor disposto e permaneça estudando por ao menos uma hora, sem interrupções.

4 – Faça as provas anteriores: pegue as provas de anos anteriores da faculdade que deseja ingressar e busque resolver. As dúvidas que surgirem você poderá tirar com professores ou pela internet.

5 – Monte grupos de estudo: converse com amigos que têm objetivos semelhantes e estudem juntos. Lógico que não funciona estudar apenas dessa maneira, mas é uma forma de construir conhecimento em conjunto e gravar melhor as informações.

6 – Quando cansar vá para internet: no momento que você não aguentar mais ver livros, busque por aulas online. Elas podem te ajudar com conteúdos mais complexos e dar um certo descanso na rotina.

Colocando em prática essas dicas ficará fácil alcançar o seu objetivo: uma vaga na universidade!

Voltar para o Blog