10 mandamentos para passar no vestibular

Muita gente que está passando por este período de vestibulares fica meio sem saber o que fazer, como fazer, por onde começar… Isso é normal! Nestes casos, o indicado é focar e montar um plano de ação. Para ajudar nessa empreitada, confira os nossos 10 mandamentos para você atingir o seu objetivo e passar no vestibular!

1 – Seja disciplinado

Horário de estudos, sono, alimentação, exercícios e lazer: não deixe passar nada! A sua disciplina é muito importante para manter a sua vida saudável e em ordem, fatores imprescindíveis para o seu sucesso.

2 – Treine com provas anteriores

Fazer simulados para o vestibular é uma ótima pedida. Acessando os sites das universidades você baixa as provas anteriores e pode treinar à vontade. Assim, conhecendo o tipo de prova de cada instituição, você pode preparar seus estudos de forma mais focada e organizada.

3 – Cuide da sua alimentação

Manter uma boa hidratação e fazer pelo menos cinco refeições diárias balanceadas, sem exagerar na quantidade, é o segredo.

4 – Estude. Mas não faça só isso!

O estresse, o nervosismo e a insegurança podem dificultar muito a sua aprendizagem e o seu desempenho nas provas. Por isso, reserve sempre um tempinho para fazer coisas que você gosta e que te fazem relaxar. É muito importante que isso faça parte do seu planejamento.

5 – Não adianta decorar

Entender e assimilar conceitos é muito melhor que decorar. Fazer relações da matéria com a vida real é uma boa saída para contextualizar os conhecimentos e aprender de verdade. Lembre-se a decoreba é esquecida rapidamente.

6 – Respeite o seu cansaço

O cansaço deve ser respeitado e pode ser uma grande furada lutar contra ele. Saiba quais são os seus limites! Quando estiver cansado relaxe e durma bem para repor as energias. A sua disposição depende disso!

7 – Invista em leitura

Devore os livros obrigatórios, as revistas semanais, os artigos de jornais e até mesmo alguma publicação sobre um assunto que você gosta. A leitura ajuda a organizar as ideias, isso ajuda a na redação do vestibular, fornece argumentos e reforça a gramática e a ortografia.

8 – Acione seus professores

Manter uma boa relação com os professores do Ensino Médio e do cursinho é uma boa pedida! Sabe por que? Assim você terá liberdade para acioná-los e tirar possíveis dúvidas que tiver.

9 – Use a internet para estudar

Sim, é possível estudar com a ajuda da internet e você deve se aproveitar desta grande oportunidade. Realize pesquisas que sirvam para entretenimento e instrumento de aprendizagem. O mundo online é uma fonte inesgotável de pesquisa para todos os estudantes.

10 – Mantenha o foco

O foco no seu objetivo principal é o que deve mover os seus estudos, sempre. Esse objetivo, é claro, é ser aprovado no vestibular.

Voltar para o Blog