Passo a passo para tirar nota 1000 na redação do Enem

Um dos maiores temores dos jovens estudantes que fazem o Enem é a redação. Com um tema contemporâneo e antenado no que está acontecendo durante os últimos anos, a redação do Enem espera muito mais que um texto escrito corretamente. A redação é para o aluno mostrar sua capacidade de absorção e crítica sobre determinado assunto, em como ele pode relacionar tal assunto ao período em que a sociedade vive. Esses são critérios que podem fazer com que o vestibulando tire nota 1000 na redação do Enem.

Fizemos uma lista de pontos em que você deve tomar cuidado se quiser tirar 1000 na redação do Enem. Confira!

Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita

Essa é a primeira competência que os avaliadores buscam: domínio da norma culta da Língua Portuguesa. O texto passa por avaliações de marcas de oralidade, se está de acordo com as regras de concordância e regência nominal e verbal, além de verificar pontuação, flexão de nomes e verbos, grafia correta das palavras, entre outras coisas. Uma ótima redação é sinônimo de poucos erros gramaticais e conta muito no Enem.

Compreender a proposta de redação

É preciso entender qual é a proposta da redação para escrever um bom texto. Assim, o candidato deve aplicar conceitos das várias áreas de seu conhecimento teórico para desenvolver o tema. Essa competência avalia se o texto está dentro do gênero dissertativo-argumentativo e se está a par do tema que foi proposto. Ou seja, o texto precisa ter argumentos defendidos pelo candidato, que sejam coerentes com a realidade e que estejam inseridos dentro do universo do tema.

Fatos, informações e argumentos

Todo bom texto – que merece a nota 1000 na redação do Enem – precisa ter fatos, argumentos e informações sobre o assunto colocadas de maneira clara pelo autor. Este ponto positivo está ligado à relação que o texto faz com as opiniões externas. É preciso colher as informações corretas, checar se os fatos colocados estão certos e argumentar, de maneira plausível, sobre o assunto.

Organize o texto

Por fim, após expor todas as informações disponíveis, é preciso concluir o texto e organizá-lo. A narrativa deve ser de fácil compreensão, para que o leitor não tenha dificuldades de interpretar as ideias do autor, deixando a leitura fluir naturalmente. Terminar o texto com uma conclusão de seus argumentos é essencial para fechar com chave de ouro.

A redação do Enem parece ser um bicho de sete cabeças para muitos candidatos. Mas, ao se atentar ao anunciado da redação e dispor as informações e argumentos de forma correta e coerente, além de tomar cuidado em relação a escrita e gramática, tirar a nota 1000 na redação do Enem pode ser mais fácil do que você imagina.

Voltar para o Blog