Como fazer uma boa redação para passar no vestibular

A redação, muitas vezes, é ponto decisivo para uma aprovação no vestibular. Pela sua importância, vale muito dar uma atenção especial a alguns aspectos importantes para se dar bem. Vamos conferir?

Interprete o tema solicitado

Leia o enunciado e os textos de apoio com muita atenção. Depois, utilize a folha de rascunho para montar um esquema de como pretende abordar o tema na sua redação. Liste as ideias principais, faça tópicos com palavras-chave e coloque no papel uma ideia de estrutura. Assim, ficará mais claro e a sua chance de fugir do assunto será bem menor.

Planeje a redação

Após o planejamento do tema, pense nos argumentos que serão utilizados, nas propostas de intervenção social e na conclusão. Também é importante montar as ideias trabalhadas na introdução do texto, de modo que de início você já mostre que está defendendo algo e, depois, com os argumentos certos, chegue à conclusão.

Use a folha de rascunho

Tenha em mente o modelo básico de redação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na hora de escrever o texto, utilize a terceira pessoa do singular ou do plural, evite as gírias e utilize expressões de ligação entre parágrafos e ideias. Em termos de conclusão e sugestão de solução para algum problema, é importante apontar pluralidade, ou seja, informar mais de um modo de resolver, compartilhando responsabilidades.

Cuidado com a linguagem

Já falamos que gírias estão fora de contexto. Além disso, é importante apostar em uma linguagem diversificada, porém objetiva, clara e sem vocabulário rebuscado. Dessa forma, é possível demonstrar o seu repertório linguístico, a sua bagagem cultural e as suas qualidades de bom leitor.

Revise e releia

Depois da redação escrita no rascunho chega a hora de revisar o texto. Veja os erros de português, substitua palavras repetidas por sinônimos, ajuste a pontuação e a acentuação. Confira também se o material atende ao que foi solicitado no enunciado, se os argumentos estão de acordo e contribuem diretamente para se chegar à conclusão apresentada.

Coloque o texto na folha oficial

Chegou o momento de copiar o texto escrito na folha de rascunho e que já passou pela sua revisão. Procure fazer a letra o mais legível possível e evitar os erros. Respeite os parágrafos, deixando aquela margem ao início de cada um. Também não esqueça do título quando solicitado: parece uma dica boba, mas muita gente perde pontos por causa disso.

Voltar para o Blog